segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

A importância dos alongamentos

A importância dos alongamentos

Alongamento é útil tanto para a prevenção de lesões quanto para seu tratamento. Se feito corretamente, o alongamento aumenta a flexibilidade e isso se traduzirá na redução do risco de lesões. A razão é que um grupo de músculos e tendões com uma maior amplitude de movimento passivo, terão menor probabilidade de distender. O alongamento também melhora a recuperação dos exercícios diário e pode melhorar o desempenho atlético. Além disso, uma maior flexibilidade do pescoço, ombros e parte superior das costas podem melhorar a função respiratória.


Como alongar?

Existem três métodos de alongamento: estático, balístico e facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP). O método estático é recomendado para a maioria dos atletas, uma vez que é menos provável de causar ferimentos. Balísticos (saltos) e FNP são provavelmente melhor reservados para poucos que têm experiência em seu uso. Para obter o máximo benefício de sua rotina de alongamento estático, minimizando lesões, o alongamento deve ser feito depois de exercícios de aquecimento, como corridas ou polichinelos. O aumento do fluxo sanguíneo para os músculos auxiliares ajuda nos ganhos de flexibilidade e é um componente importante para a prevenção de lesões. O alongamento estático é feito movendo-se lentamente uma articulação até sua máxima amplitude de movimento. Um suave “puxar” a sensação deve ser sentida no músculo desejado. Esta posição deve ser mantida entre 15 – 20 segundos. Não estique a ponto da dor, uma vez que isto é sinal de uma lesão no músculo bem próxima. Dentro de uma sessão de alongamento, cada grupo muscular específico deve merecer a devida atenção para ganhar progressivamente mais flexibilidade. Um conjunto de 3-5 alongamentos é provavelmente suficiente para obter o máximo da rotina, com duração entre 20 e 30 minutos. Também é uma boa idéia começar com o pescoço e progredir até os pés. Isto permite-lhe tirar partido dos ganhos de flexibilidade dos grupos musculares previamente esticados. O alongamento deve ser feito também após o treino, em um processo de desaquecimento da prática do esporte ou exercício. O trecho pós-treino ajuda na recuperação dos grupos musculares e impede o acúmulo  de ácido lático nos músculos.

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