quinta-feira, 13 de novembro de 2014

"Emagrecer é uma Questão de Hábito!"

Quem precisa emagrecer geralmente aposta todas as suas esperanças e esforços em uma ação isolada como uma dieta ou atividade física, ainda que seja o conjunto de ambas acaba fazendo disto uma ação isolada no tempo, ou seja mantém a dieta e a atividade física apenas durante o emagrecimento e após emagrecer acaba retomando os antigos hábitos. Com esta retomada de antigos costumes não há outro resultado possível que não seja retornar ao peso inicial.
Este é o conhecido e temido efeito sanfona, aqui poderá entender como ele acontece e também quais são os passos necessários para emagrecer e permanecer em seu peso ideal, afinal este é o objetivo de toda dieta. Uma das coisas mais importante que precisa saber sobre emagrecimento é que isto não é uma ação feita apenas por um tempo, mas sim algo que deverá levar para a vida toda.
Algumas pessoas já sabem que manter um novo padrão alimentar e a atividade física após emagrecer é importante, mas mesmo assim acabam não conseguindo, isto acontece porque o hábito não foi alterado, sem fazer isso é natural que em algum momento acabe retomando velhos costumes, e quando notar isso certamente já voltou a ganhar alguns quilinhos.

Por que é Tão Importante Evitar o Efeito Sanfona?

Além do problema mais aparente do ganho de peso existem outros problemas que podem surgir devido ao efeito sanfona, como por exemplo o surgimento de estrias. A cada vez que engordamos rapidamente a pele é forçada a esticar, se neste momento não estiver com uma boa hidratação e também bons níveis de colágeno certamente irão surgir estrias e este será um problema de difícil solução.
Por sofrer o efeito sanfona acabará fazendo uma maior quantidade de dietas, que geralmente acabam sendo cada vez mais radicais e isto trará 2 problemas, que agora são ainda mais sérios porque podem prejudicar sua saúde, que são:
Metabolismo lento: quando o organismo identifica que há escassez de alimentos ele tende a baixar o metabolismo, assim guardando o máximo possível de reservas em forma de gordura localizada. Mesmo após a dieta o metabolismo fica mais lento, inclusive este é um dos motivos porque após a dieta é fácil ganhar peso novamente.
Desnutrição: fazer diversas dietas sem manter bons períodos de intervalo entre cada dieta poderá causar um quadro de desnutrição, este quadro pode se apresentar em diversos níveis, mas é importante que saiba que não há um nível seguro ou saudável para isso, nutrição é muito importante.
Agora que conhece alguns dos problemas que podem surgir com o temido efeito sanfona confira a seguir algumas dicas para criar novos hábitos, com isto emagrecer com saúde e permanecer desta forma sem grandes esforços.

3 Passos para Criar Hábitos mais Saudáveis e Emagrecer!

Uma das coisas que não pode deixar de fazer é eliminar a pressa, não se cria um novo hábito do dia para a noite e será justamente estes novos padrões que irão te ajudar a emagrece com saúde e manter o peso com facilidade. Note que não estou dizendo que não precisará fazer dieta, mas sim que ANTES de fazer sua dieta deverá criar novos hábitos, com esta simples inversão já terá como evitar o efeito sanfona.
Antes de iniciar sua dieta para emagrecer deverá alterar basicamente 2 fatores que são os pilares de uma vida saudável e também para facilitar sua dieta, que são:
Alimentação: com uma adequação gradual de sua alimentação para uma alimentação mais saudável estará garantindo que após sua dieta já tenha como se manter no peso correto, mas isso não é algo que se faça de um dia para o outro, é preciso criar um hábito através de pequenas alterações ao dia.
Exercícios: a atividade física é muito mais importante do que se imagina, ela não será responsável apenas por aumentar a queima de calorias, mas sim por manter seu metabolismo acelerado, que é justamente o que fará com que você se mantenha seu peso a longo prazo. Este também é um passo que deve se tornar um hábito, não adianta nada se exercitar muito por uns dias e passar o resto do ano sem se exercitar, é preciso que tenha constância em seu trabalho de atividade física.
Então apenas para relembrar os 3 passos são:

  • Eliminar a pressa
  • Alterar a Alimentação
  • Praticar Exercícios

Encontre-nos no Facebook

Total de visualizações de página

Seguidores