segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Tapioca!!! Emagreça comendo! Meta (Reeducação alimentar)


Tapioca!!! Emagreça comendo! Meta (Reeducação alimentar)

Tapioca!!! Emagreça comendo! Meta (R.A)

Substitua o pão da sua alimentação, a tapioca não contém glúten e é um ótimo alimento,
com poucas calorias ela está sendo adotada como uma das melhores opções de alimentos para o café da manhã, saiba mais:
A tapioca é uma das receitas mais adotadas pelas pessoas que adotam uma dieta equilibrada e buscam ter o físico perfeito. A tapioca em si, sem recheio, possui pouquíssimas calorias, o que torna esse alimento tão proporcional á uma dieta e oferece extremos benefícios para sua alimentação. Basta escolher o recheio certo e equilibrado que o resultado será uma alimentação saudável e uma receita fitness para a sua dieta.
Por isso foi adotado o consumo da tapioca no café da manhã, e também em lanches intermediários, assim como no da tarde e no pré ou pós-treino. O valor nutricional da tapioca é pobre, porém ela proporciona carboidratos, mesmo sendo levíssima. O ideal do seu consumo é misturar outros alimentos que servirão como recheio, para fazer com que ela tenha um valor nutricional maior, e satisfaça mais o organismo. Veja abaixo algumas opções valiosas de recheios saudáveis e deliciosos.

Massa leve

O ideal é preparar a tapioca em casa. Assim, você controla a espessura da massa e seleciona melhor os ingredientes do recheio. Compre a goma de tapioca já hidratada (existem algumas versões nos supermercados), peneire e use duas colheres de sopa, com uma pitada de sal, para preparar uma tapioca com cerca de 70 calorias. Esquente uma frigideira antiaderente pequena e, com a ajuda de uma peneira, espalhe a goma até cobrir todo o fundo. Doure dos dois lados, coloque o recheio sobre a massa ainda quente e dobre. Sirva em seguida. Os recheios salgados e doces sugeridos combinam com o café da manhã ou transformam a tapioca em uma opção de refeição completa – basta servi-la com uma salada de folhas.

Café da manhã

  • Queijo cottage + tomate picado + azeite e sal
  • Peito de peru + queijo branco + orégano
  • Mussarela light + geleia diet
  • Banana aquecida no micro-ondas + canela em pó
  • Morango picado + 30 g de chocolate 70% cacau derretido

Almoço ou jantar

  • Tirinhas de peito de frango grelhado + mussarela light + tomate picado + manjericão fresco + azeite e sal
  • Ovo mexido + seleta de legumes
  •  Queijo cottage + cubos de peito de peru + salsa picada + azeite + pouco sal

Quatro benefícios da Tapioca

  • Não contém glúten
“A tapioca não possui a gliadina, uma proteína presente no glúten que colabora para o aumento da inflamação do organismo e da gordura abdominal”. O alimento também pode ser consumido por diabéticos.
  • Substitui o pão branco
Para um café da manhã light,  substituir o pão branco por tapioca. “O alimento pode ser consumido todos os dias, sem contraindicações. Vale lembrar que o pão branco é proveniente de uma farinha refinada, pobre em nutrientes (vitaminas e minerais). Ele ainda contém glúten, rico em proteínas que não são digeridas pelo intestino”.
  •  Amiga da dieta
Pouco calórica, a tapioca é uma opção saudável quando combinada a recheios e acompanhamentos que seguem a dieta. “Recomendo acrescentar um ovo mexido, pasta de humus com páprica e um fio de azeite com orégano. Se preferir um alimento doce, escolha geleia sem adição de açúcar”
  •  Prática e versátil
A tapioca pode ser preparada em formato de panqueca e até pizza. “Esta última opção é excelente para o jantar. Basta substituir a massa tradicional, regar com molho de tomate, acrescentar mussarela de búfala e manjericão”, orienta Andrea. Para uma tapioca nutritiva, a nutricionista recomenda o acréscimo de sementes de chia à sua preparação.
Fonte: revista hábitos e saúde

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